O machine learning é uma aplicação de inteligência artificial (IA) em que o sistema “olha” para observações ou dados, como exemplos, experiência direta ou instruções, descobre padrões em dados e prevê eventos no futuro, com base nos exemplos providenciados.

O machine learning está a ser cada vez mais usado em todos os setores por vários motivos: grandes quantidades de dados estão a ser disponibilizados digitalmente, o processamento de grandes quantidades de dados tornou-se económico devido ao maior poder de computação agora disponível a preços acessíveis e várias estruturas de código aberto, kits de ferramentas e bibliotecas estão hoje disponíveis e podem ser usados ​​para construir e executar aplicações de machine learning.

Especificamente na área da saúde, o machine learning levou a novos desenvolvimentos interessantes que podem redefinir o diagnóstico e o tratamento do cancro nos próximos anos. O machine learning pode aumentar o acesso ao tratamento em países em desenvolvimento que não têm médicos especialistas suficientes para tratar certas doenças, pode melhorar a sensibilidade da deteção, agregar mais valor nas decisões de tratamento e ajudar a personalizar o tratamento para que cada paciente receba o mais indicado. Em muitos casos, pode até aumentar a eficiência do fluxo de trabalho dos hospitais.

 

Identificação de doenças e diagnóstico

Com populações em crescimento e maior expectativa de vida, os sistemas de saúde estão rapidamente a ficar sobrecarregados, com poucos recursos e sem equipamentos suficientes para os desafios que enfrentam. Os cientistas têm trabalhado em modelos de machine learning que preveem a suscetibilidade a doenças ou ajudam no diagnóstico precoce de doenças e enfermidades.

 

Diagnóstico por Imagem Médica

Os investigadores estimam que as imagens médicas são a maior fonte de dados no setor de saúde. Os algoritmos de machine learning podem processar grandes quantidades de imagens médicas em velocidades rápidas. E podem ser treinados para serem extremamente precisos na identificação de detalhes minúsculos em tomografias computadorizadas e ressonâncias magnéticas.

Num estudo relatado recentemente, o machine learning foi capaz de detetar com precisão o cancro em 95% das imagens de manchas cancerígenas e manchas benignas, enquanto uma equipa de 58 dermatologistas foi precisa em apenas 87% das vezes.

 

Cirurgia Robótica

A robótica está a mudar a forma como a cirurgia é realizada atualmente. O robô da Vinci é projetado para facilitar cirurgias complexas, usando uma abordagem minimamente invasiva, reduzindo a duração das cirurgias e, subsequentemente, as internações hospitalares. Várias outras ferramentas robóticas estão a melhorar os resultados cirúrgicos para milhares de pacientes. Até mesmo implantes dentários e transplantes de cabelo estão atualmente a ser realizados por robôs cirúrgicos.

As técnicas baseadas em IA e machine learning aumentarão a precisão das ferramentas cirúrgicas, incorporando dados em tempo real, feedback de cirurgias anteriores bem-sucedidas e dados de registos médicos eletrónicos durante a própria cirurgia.

 

Para saber mais sobre machine learning consulte-nos

Deixar um Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.